contato@nuclie.com.br (48) 3380-1100 | (48) 99142-2486

CINTILOGRAFIA RENAL – DINÂMICAS E ESTÁTICA


ORIENTAÇÕES
PARA QUE SERVE?

A Cintilografia Renal Dinâmica (DTPA) nos permite avaliar a função glomerular dos rins e a perviedade das vias excretoras urinarias. A Cintilografia Renal Estática (DMSA) avalia a função tubular e a estrutura anatômica do córtex renal. É um método confiável e acurado para o diagnóstico e acompanhamento de cicatrizes renais.

    ORIENTAÇÕES ANTES DO EXAME:

    Cintilografia Renal Dinâmica
  • Não é necessário jejum;
  • Tome normalmente os remédios que estiver usando;
  • Se possível, trazer laudos de exames realizados previamente e que sejam de interesse (cintilografias renais, ultrassonografia, urografia excretora, uretrocistografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, entre outros.);
  • Ingerir 3 copos de líquidos cerca de 30 minutos antes do exame. Esvazie a bexiga sempre que sentir vontade;
  • Avisar caso esteja tratando infecção urinária;
  • Só serão aceitos acompanhantes (maiores de 18 anos) se o paciente tiver necessidades especiais;
  • Mulheres grávidas, com suspeita de gravidez ou amamentando não poderão realizar o exame;
  • Utilizar roupas confortáveis e evitar o uso de peças que contenham partes metálicas (botões, fivelas, zíperes) bem como não utilizar pulseiras, brincos ou outras peças, pois podem interferir nas imagens;


    COMO É REALIZADO O EXAME?

    Cintilografia Renal Dinâmica
    O paciente deverá esvaziar completamente a bexiga e receberá uma pequena quantidade de radiofármaco na veia. Logo em seguida serão obtidas imagens dos rins e da bexiga. Caso necessário, será administrado medicamento diurético para estimular o esvaziamento dos rins. O processo de obter as imagens dura cerca de 40 minutos. Após o exame, o paciente deverá beber bastante líquido para facilitar a eliminação do material radioativo.

    Cintilografia Renal Estática
    No caso da Estática, o paciente receberá uma dose de radiofármacos por via endovenosa e deverá aguardar de 2 a 6 horas para que a substância tenha tempo hábil de se vincular aos rins; Não é necessário esperar esse período dentro da clínica.

    O paciente deverá ingerir bastante líquido e esvaziar a bexiga sempre que for necessário;
    Após esse período, serão feitas imagens dos rins. A duração dessa etapa é de aproximadamente 30 minutos;
    Recomenda-se ingestão de bastante líquido após o exame para facilitar a eliminação do material radioativo.
    PARA AMBAS Não há necessidade de se ausentar do trabalho após o exame. Ressaltamos que os níveis de radiação administrados são mínimos e absolutamente seguros.
    IMPORTANTE: Em caso de crianças, poderemos restringir as mesmas na maca do aparelho por meio de velcros e lençol. Isso é necessário para que não haja interferência do movimento na aquisição das imagens. Contamos com o auxílio do pai ou responsável neste momento para assegurar a qualidade das imagens.



    Imprimir Orientações