contato@nuclie.com.br (48) 3380-1100 | (48) 99142-2486

TERAPIA COM XOFIGO® (RADIUM-223)


ORIENTAÇÕES
PARA QUE SERVE?

Xofigo® é um medicamento terapêutico emissor de partículas alfa com efeito antitumoral direcionado à metástase óssea. As partículas alfa são um tipo de radiação ionizante para terapia com Radiofármacos.
A parte ativa do produto é o isótopo de rádio-223, que mimetiza o cálcio e se direciona seletivamente aos ossos, especificamente às áreas de metástase óssea. A alta energia linear transferida dos emissores alfa provoca quebras da fita dupla de DNA em células adjacentes, resultando no seu efeito antitumoral.
O medicamento Xofigo® possui indicação terapêutica para o tratamento de pacientes com câncer de próstata resistente à castração (CPRC) com metástases ósseas sintomáticas e sem metástases viscerais conhecidas.

    ORIENTAÇÕES ANTES DO EXAME:

  • É necessário consulta prévia com o Médico Nuclear;
  • Não é necessário estar em jejum;
  • Recomenda-se hidratação abundante prévia (água, sucos, refrigerantes);
  • É necessário trazer laudos de exames realizados previamente e que sejam de interesse. (Cintilografias, ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, entre outros);

    COMO É REALIZADO O EXAME?

    Após uma breve entrevista com o médico, o paciente será encaminhado à sala de injeção e uma veia periférica, preferencialmente do antebraço, será puncionada e mantida com soro fisiológico. O medicamento será então injetado na veia e o paciente deverá ser mantido com o soro fisiológico para hidratação. Após a hidratação, o paciente será liberado para voltar para casa.
    RECOMENDAÇÕES
    O paciente será acompanhado pelo médico solicitante e médico nuclear. Alguns raros casos de mielossupressão foram relatados e, por isso, a avaliação hematológica (exames laboratoriais) dos pacientes deve ser realizada no início do tratamento e antes de cada dose do Radium 223. Os pacientes tratados com quimioterapia prévia e que apresentam sinais de comprometimento da reserva da medula óssea devem ser tratados com precaução. As reações adversas mais frequentemente observadas foram náuseas, vômitos, diarreia e trombocitopenia. Devido à excreção fecal do Xofigo®, os pacientes com doença inflamatória intestinal podem apresentar agravamento do processo inflamatório, sendo necessário avaliação cuidadosa nestes casos.


    Imprimir Orientações